fbpx

Conheça melhor o Delegado Costa e Silva

Filho de pai brasiliense e mãe baiana, Rafael Amaral Da Costa e Silva nasceu em 1983, era um domingo de Páscoa, no bairro de Taguatinga, Distrito Federal.

Com 05 anos de idade começou a 1a. série em uma escola onde sua vó era coordenadora pedagógica. Estudou em escola pública até o término do ensino médio, e graduou-se em Direito no Centro Universitário Unieuro. Fez Pós-graduação em Direito Penal no Instituto Processus, em Brasília; e em Direito Processual Penal, na Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Atualmente cursa mestrado em Ciências Jurídicas no Ciesa, em Parceria com Universidade do Vale do Itajaí – Univali, com linha de Pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade.

Aos dezoito anos iniciou sua vida profissional na Câmara dos Deputados em Brasília. Em seguida, deu continuidade trabalhando em outros órgãos como a Secretaria de Governo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Projetos Especiais e Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, todos órgãos do Distrito Federal.

Em 2009, aos 27 anos de idade, foi aprovado para Delegado de Polícia do Estado do Amazonas. Nessa oportunidade deixou toda a família em Brasília e veio sozinho para o Amazonas enfrentar os desafios de sua profissão, terra onde aprendeu a nutrir muito amor e contemplação pelas belezas naturais da região, seu povo e cultura. Em 2016 conheceu sua mulher, Vângela Freitas, nascida em Lábrea/AM. Ela sempre está junto com o Delegado Costa e Silva, apoiando e ajudando nas ações sociais, é uma grande torcedora do Costa e Silva na política.

Durante mais de uma década na Polícia, o delegado Costa e Silva trabalhou nas delegacias dos bairros Cidade de Deus, Novo Israel, Jorge Teixeira, Cidade Nova, Grande Vitória, trabalhou também no município de Coari, e na Delegacia Fluvial. Mais recentemente estava lotado no bairro Cidade de Deus, onde abraçou a bandeira de rastreio e recuperação de celulares roubados, inclusive idealizou o Aplicativo Celular Seguro. O delegado que mais recuperou celular roubado no estado.

Representou os Delegados de Polícia do Amazonas quando presidiu o sindicato da categoria, quadriênio 2015-2018, onde buscou melhorias para os policiais e juntamente com sua diretoria colaboraram em projetos para a coletividade.

Em 2018 decidiu concorrer pela primeira vez para Deputado Estadual do Amazonas, tendo conseguido aproximadamente 5 mil votos. No ano de 2020 viria a vereador de Manaus, mas foi convidado na Convenção para vice-prefeito do Coronel Menezes, uma chapa puro sangue do partido Patriota. A dupla ficou em quinto colocado, dentre dez candidatos, com 110.805 votos.

Agora em 2022 Costa e Silva é candidato a Deputado Federal pelo Partido Liberal (PL), e na Câmara dos Deputados acredita que poderá fazer uma política focada na segurança e desenvolvimento para o estado do Amazonas, defendendo diversas pautas que acredita. É preciso destacar a defesa dos rios e fronteiras que são utilizados como rota do tráfico; a desburocratização do rastreio de celulares roubados; a luta pelo asfaltamento da BR-319; a celeridade nos atendimentos e cirurgias nos hospitais; desenvolvimento e internet para o povo do interior, inclusive capacitação para agronegócio e piscicultura; facilitação de acesso ao gás natural para condutores de veículos, procurando diminuir os gastos com gasolina, dentre outros outros projetos.

Nas pautas nacionais, Costa e Silva é contra o aborto; contra a legalização das drogas; a favor da liberdade de imprensa e de manifestação, ou seja, contra órgãos e agências de checagem de informações; a favor da pauta armamentista; a favor de mandato de 10 anos para ministros do STF, mediante concurso público; defende a família como legado cultural permanente na sociedade, e com muito orgulho a defende a pátria brasileira, crendo que Deus está acima de tudo e de todos.