Segurança Pública:
1 – Crime Organizado: o Amazonas tornou-se um estado muito violento. O ataque à viatura policial em frente ao fórum de Manaus foi um ataque ao Povo Amazonense. Tivemos 1.464 homicídios no ano de 2021, um aumento de 53% em relação ao ano de 2020, que teve 954 mortes. A maioria das mortes são relacionadas ao tráfico de drogas. Como candidato a Deputado Federal pretendo apresentar projetos e buscar recursos federais para a construção de bases de fiscalização fluvial em nossas calhas de rios, visando combater o tráfico de drogas, antes que os entorpecentes sejam pulverizados em nossas comunidades e polícia trabalhe enxugando gelo. As bases fluviais também ajudarão a combater os crimes ambientais e os roubos de combustíveis nos rios. Buscarei recursos para melhor capacitar policiais, investir em estrutura, tecnologia e inteligência para combater esses crimes.





2 – Roubo de Celulares: milhares de pessoas trabalham duro para comprar um aparelho celular que custa muito caro, e muitas vezes na primeira parcela já são roubadas. No ano de 2021 tivemos cerca de 36.000 aparelhos roubados e furtados em nosso estado, 13% a mais que o ano de 2020. Sendo o delegado que mais rastreou e recuperou celular no estado, como Deputado Federal apresentarei o caminho que devemos seguir para desburocratizar esse serviço junto às operadoras de telefonia e à Anatel, facilitando a vida do cidadão que poderá ter seu aparelho recuperado.

3 – Guarda Municipal: se na capital o efetivo policial já está reduzido, alguns municípios do interior do Amazonas sofrem com unidades com menos de cinco policiais. Para ajudar a proteger nosso povo do interior é preciso fortalecer as guardas municipais, capacitando e permitindo a utilização de arma de fogo, não só para proteger logradouros públicos, como também a vida, a integridade física e o patrimônio da população, fortalecendo a parceria com as polícias civil e militar.

4 – Segurança Privada: os profissionais de segurança privada correm riscos no exercício da sua função e fora dela, tais como vigilantes, transportadores de valores, escolta armada e segurança pessoal. Vídeos na internet mostram ataques contra agentes de segurança nos bancos, escolas, UBS, mercados e lojas diversas. Por isso é importante que esses profissionais possam ter o direito de portar arma de fogo não só quando em serviço como também fora dele, garantia esta que deve ser assegurada em lei.

Saúde:
5 – Respeito aos Profissionais de Saúde: é bastante comum profissionais da área de saúde ficarem sem receber seus salários e ainda serem perseguidos quando fazem suas reivindicações. Como Deputado Federal, ainda que seja um assunto interno, quero ser a voz que defende essas pessoas, e também fiscalizarei contratos e serviços que estejam sendo superfaturados ou não realizados, adotando todas as medidas cabíveis para defender o nosso direito, pagadores de impostos.

6 – Água Potável: por incrível que pareça ainda existem comunidades ribeirinhas nos interiores do Amazonas que não possuem água para beber, tendo que tomar água do rio, o que pode causar hepatite, cólera, diarreia e infecções intestinais. É um contrassenso essas comunidades localizadas na maior bacia hidrográfica do mundo e não terem acesso à água de qualidade. Como Deputado Federal pretendo ajudar as comunidades, buscando e destinando recursos para que esse povo tenha esse recurso natural, com a perfuração de poços artesianos. A água é um direito indispensável à vida nas comunidades ribeirinhas, de modo a assegurar a dignidade da pessoa humana, garantindo bem-estar, saúde, qualidade de vida e acessibilidade aos recursos hídricos.

Educação:
7 – Escolas Cívico-Militares: vou trabalhar junto aos Ministérios da Educação e da Defesa para implementar as Escolas Cívico-Militares no Estado do Amazonas, visando melhorar a qualidade da educação básica no ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É importante esclarecer que nesse modelo os militares da reserva das Forças Armadas atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Policiais e Bombeiros Militares podem atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

8 – Disciplina de Educação, Moral e Cívica: apresentar projeto de lei para o retorno da disciplina nas escolas, como forma de resgatar as tradições nacionais, os princípios democráticos, o amor à liberdade com responsabilidade, sob a inspiração de Deus, respeitando todas as religiões, o planejamento familiar, a educação financeira, os direitos humanos, as responsabilidades cívicas, os valores éticos da nacionalidade, o sentimento de solidariedade humana e valores sociais, a cidadania, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, o culto à Pátria, seus símbolos, tradições, o aprimoramento do caráter com apoio na moral, na dedicação à família e à comunidade.

9 – Internet para o Interior: a população do interior sofre pela incomunicabilidade. Conseguir falar ao telefone por chamada normal já é um desafio, imagine usar internet. É fundamental que o Deputado Federal busque em Brasília soluções para levar internet de qualidade para o interior do estado, possibilitando o maior acesso à educação e aos cursos profissionalizantes. É preciso habilitar os jovens para o mercado de trabalho, bem como auxiliar aqueles que na internet buscam capacitação para seus negócios, incentivando o empreendedorismo.

Emprego e Renda:
10 – Motoristas de Aplicativos e uso de GNV: uma profissão que cresceu muito nos últimos anos, os motoristas de aplicativos vieram para ficar, facilitando a vida de muitas pessoas na questão da mobilidade urbana, turismo e negócios. Temos em nosso Estado do Amazonas a Província Petrolífera de Urucu, no município de Coari, e temos que expandir essa riqueza do Gás Natural Veicular para esses profissionais. A economia em utilizar esse tipo de combustível gira em torno de 50% comparados ao álcool e a gasolina. Como Deputado Federal serei interlocutor juntos aos bancos como a Caixa Econômica Federal, para que linhas de créditos sejam concedidas para que os motoristas possam financiar seu kit gás, que custa entre seis a dez mil reais, levando mais condições e dignidade para suas famílias ao economizar no abastecimento.

Cidadania:
11 – Assistência Jurídica: muitas pessoas desconhecem seus direitos e encontram muitas burocracias para ter acesso a um advogado ou defensor público. Por isso, como Deputado Federal, quero designar uma equipe de advogados para prestar assistência jurídica para a população do interior e da capital que necessite de dar entrada nos programas de governo, tais como Seguro Defeso, Garantia-Safra, Auxílio Emergencial, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência – BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e Aposentadoria Rural.
